4 dicas importantes para o corretor imobiliário

A profissão de corretor de imóveis envolve ser prudente e diligente na intermediação de negócios imobiliários, além da captação e divulgação de imóveis.

Os corretores devem garantir que as transações sejam feitas com segurança para as partes.

Por isso, no blog de hoje, separamos quatro dicas importantes que ajudam o corretor a prestar o melhor serviço possível aos seus clientes:

  1. Exija toda a documentação do proprietário e do imóvel antes da divulgação

É comum profissionais dessa área ignorarem a necessidade de exigir a documentação relacionada ao imóvel, ou ao cliente proprietário/interessado antes da captação.

No momento da captação, os corretores acabam tendo pressa em captar e vender um maior número de imóveis, pecando na qualidade de sua prestação de serviço.

Mas para prestar um serviço de excelência, é muito importante verificar se há eventuais pendências que possam impedir uma futura negociação, para você não frustrar as partes.

Se verificada essa situação, procure imediatamente um auxílio jurídico para sanar as irregularidades, seja pela via judicial ou através dos Cartórios de Registro de Imóveis.

  1. Realize a vistoria do imóvel, seja para locação ou para venda

Na vistoria estão inseridas as condições estruturais, das instalações elétricas e hidráulicas, bem como o acabamento do imóvel e sua medição, devendo sempre estar acompanhado de fotografias.

Ser transparente com o cliente que vai adquirir ou locar o imóvel é uma das principais obrigações dos corretores.

Esses vícios ocultos nos imóveis podem gerar a quebra do contrato e outras demandas judiciais, o que prejudica a avaliação no atendimento do corretor de imóvel.

  1. Antecipe ao cliente os gastos extras na compra do imóvel.

O esclarecimento antecipado sobre os gastos que o adquirente terá de arcar durante o procedimento de transmissão do bem, além do próprio valor do imóvel, é um grande diferencial do corretor.

Por isso, verifique:

– O percentual da alíquota do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) do estado em que o imóvel está localizado, que pode variar de 2% a 4% sobre o valor do imóvel.

– Calcule os valores da escritura pública e do registro desta escritura. Estes valores normalmente são escalonados – a depender do valor do imóvel – e estão inseridos em uma tabela do seu Estado.

Na dúvida, contate um escritório de advocacia especializado na área imobiliária e se certifique das informações passadas ao cliente.

  1. Conte com um suporte jurídico para as atualizações jurídicas necessárias.

Apesar de não ser advogado, o corretor precisa estar atento às atualizações legislativas e seus reflexos no âmbito imobiliário para informar seus clientes e cumprir as disposições legais.

Um bom exemplo disso, é a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados colocando maior restrição no tratamento de dados dos adquirentes.

A atuação do corretor demanda mediar de forma prudente a negociação entre as partes.

Por isso, contar com auxílio jurídico nos aspectos legais demonstra aos clientes o quanto se importa com a segurança de seus negócios, garantindo uma experiência tranquila e um relacionamento de confiança.

Sabemos que esse assunto é complexo e esse texto pode não atender todas suas dúvidas, por isso, se quiser saber mais, entre em contato com nossos advogados.

WhatsApp: (11) 95041-5766 ou clique aqui.

E-mail: contato@serpadinis.adv.br

O conteúdo deste texto foi útil para você?

Se sim, conheça melhor nosso trabalho acompanhando nossas redes sociais para sempre ficar por dentro das novas publicações.

× Como podemos ajudar?